GCEU

O que somos

GCEU é a abreviatura de Grupo de Crescimento Evangelização e Unidade. Esta é a nomenclatura que a Igreja Metodista Wesleyana adotou para designar um pequeno grupo ou célula. GCEU é um grupo de 07 a 15 pessoas que se reúnem semanalmente, em uma casa ou espaço, distinto do prédio da igreja, para ser e viver a igreja; visando a evangelização, o discipulado, a comunhão o serviço cristão e a multiplicação. GCEU não é um culto doméstico que acontece uma vez por semana, ele é um projeto, desenvolvido por um grupo de irmãos, com o foco na Evangelização, Discipulado, Comunhão, Serviço e Multiplicação.

“A nossa visão é que cada membro entenda o princípio do sacerdócio universal de todos os crentes (1Pe 2.9) e se comprometa com a Grande Comissão (Mt 28.18-20). Que cada casa seja uma extensão da igreja (At 5.42), para que possamos conquistar toda cidade para Cristo através dos GCEUs, que se multiplicam todo ano (At 6.7), visando alcançar as multidões (At 5.14).”

Fundamentos

Evangelização: o foco central dos GCEUs é fazer discípulos, levando o Evangelho às pessoas, ganhando-as para Cristo e cuidando delas como cuidamos dos recém-nascidos: “ensinando-os a guardar todas as coisas”.

Discipulado: Significa fazer discípulos. É multiplicar-se em outros. É influenciá-los a tal ponto que eles desejem ser como você é. E, nesse caso, como não fazemos discípulos para nós, mas para Cristo, entendemos que fazer discípulos é reproduzir em cada novo convertido o caráter de Cristo.

Comunhão: Não é possível estabelecermos uma perfeita comunhão entre os irmãos apenas nos grandes cultos de celebração. Entendemos que os GCEUs são a melhor estratégia para o fortalecimento dos relacionamentos e a promoção da comunhão.

Serviço Cristão: Servir é uma das mais importantes missões de nossa jornada cristã. Entendemos que todos os cristãos foram agraciados por Deus com algum dom, com o qual ele irá servir aos irmãos e contribuir para a edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja. Através do grupo, surgirão oportunidades para visitação, aconselhamento, socorro, ensino, evangelização, exortação, entre outras.

Multiplicação: É pelo poder da multiplicação que poderemos alcançar um grande número de lares, por todos os bairros e ruas de nossas cidades. Sem a multiplicação um pequeno grupo estagnará, murchará, definhando e fechará. A multiplicação é a estratégia mais importante para o êxito do projeto dos pequenos grupos a longo prazo.

Motivação

Se há uma visão que deve mover a coração de um pastor e de sua igreja é a visão da grande multidão de salvos diante do Cordeiro no dia final. Não é pecado desejar ter uma igreja grande, e nem é errado desejar ter nossos templos tomados pelas multidões. Creio que o desejo de alcançar as multidões foi plantado no coração dos líderes e pastores dessa geração e eles estão se movendo nessa direção. É claro que não conseguiremos ganhar multidões e treiná-las com qualidade para que sejam discípulos de Cristo quando todo o trabalho está centrado nas mãos de “meia dúzia” de líderes. Os pequenos grupos não apenas têm o poder de ganhar pessoas para Cristo como são a melhor estratégia para discipular cada novo convertido. Na verdade, os pequenos grupos são o meio mais eficiente para se cumprir a grande comissão que é evangelização e discipulado. Essa era a estratégia da igreja primitiva para alcançar o mundo naqueles dias. GCEU não é apenas mais um departamento em nossas igrejas, ele é a forma de ser igreja. GCEU é a estratégia bíblica para ganhar as multidões e cuidar bem de cada novo convertido. Nossos Grupos de Crescimento, Evangelização e Unidade foram idealizados para que através deles alcançar as multidões e cuidar bem e individualmente de cada pessoa. O pastor que sonha em alcançar as multidões tem pequenos grupos em seu coração, porque os pequenos grupos são a estratégia bíblica e mais eficiente de discipular e consolidar as almas alcançadas.

Pr. Gilberto Geraldo Silva – Coordenador Geral do GCEU