Voce precisa de um milagre?

  • Home
  • Cartas Pastorais

Voce precisa de um milagre?

Segundo uma pesquisa da revista Newsweek:

  • 84% das pessoas acreditam que Deus realiza milagres
  • 48% afirmaram já ter presenciado ou experimentado algum milagre
  • 75% dos católicos, 81% dos evangélicos e 43% das pessoas sem religião, declararam que já pediram a Deus por um “milagre”.

Diz o dicionário Aurélio, que “qualquer manifestação da presença ativa de Deus na história humana, é milagre”.

O nosso Deus é o Deus dos milagres… no livro que nos conta a história de Jó, lemos isto: “Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar” (Jó 1.9).

Ele tem um milagre para cada um de nós. Precisamos estar alinhados com Seu tempo e Sua vontade: o milagre é certo. Sejamos edificados pela história bíblica, narrada em Atos 3:1-10.

Pedro e João subiam juntos ao templo para oração.

À porta do templo havia um homem coxo de nascença. Todos os dias o colocavam lá, para pedir esmola aos que entravam.

Ao ver que Pedro e a João entravam no templo, o homem lhes pediu uma esmola.

Então, Pedro, fitando os olhos nele, disse: “Olha para nós”. O coxo olhou para eles, esperando receber alguma coisa.

E disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”

E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e joelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

E todo o povo o viu andar e louvar a Deus. E ficaram abismados e assustados pelo que acontecera, pois conheciam o homem.

Atos 3:1-10

O QUE DEVO SABER (não é “fazer”) PARA RECEBER UM MILAGRE?

1. Preciso saber que cada culto perdido é um milagre que não se repete

“cada minuto que passa é um milagre que não se repete”.

Fernando Pessoa

Este homem tinha mais de 40 anos (Atos 4:22); todos os dias era levado à porta do templo.

Nos evangelhos lemos que Jesus, por várias vezes, esteve no templo. Nesses momentos Ele sempre manifestava Seu poder, curando e libertando a todos. Sendo assim, a minha curiosadade me leva a perguntar: Onde estava este homem no dia em que Jesus esteve no Templo?

O ser humano é relacional. O cristão também o é. A Biblia afirma que somos templo do Espírito; apesar de muitos somos um so corpo. Nenhum de nós é (sozinho) igreja: nós SOMOS (juntos) a igreja.

Não deixe de congregar com seus irmãos. Precisamos uns dos outros. Qualquer um que diz que pode ser cirstão sozinho está tomado pela soberba e o orgulho, que levará à queda. Nunca vi um cristão que se diz “fora” da igreja ser bem sucedido ou evoluir ou se tornar melhor.

Quem sabe, naquele dia que Jesus foi ao Templo, este homem não foi por causa dos seguintes motivos (muitos deles usados pelos crentes nos dias de hoje):

  1. Cansado (da rotina de tanto ir ao templo): Qualquer coisa que tire de voce a oportunidade de congregar com seus irmãos (por mais justa que seja) deve ser vista como um vilão da sua vida espiritual. Mantenha seu corpo saudável e suas energias em alta. Dê a Deus – e aos seus irmãos – o seu melhor: alguém motivado e animado, ao invés de alguem cansado, abatido e desanimado por causa de atividades antes do culto.
  2. Frustrado (de tanto esperar boas esmolas das pessoas): Qualquer expectativa que não esteja em Deus, será uma cama preparada para a frustração. O coxo tinha suas expectativas. E, quando somadas á religiosidade, a expectativa gera frustração. Faz crescer o sentimento de que o que faço não esta valendo a pena. A Casa do Senhor não é lugar de nutris nossas expectativas, mas de alimentar nossa fé e compartilhar nossa vida.
  3. Incrédulo (por não ver o resultado de seus pedidos a Deus atendido): A vida de muitos cristãos tem se tornado numa “vida de pedidos”. Afinal de contas, um pedinte ou mendigo pode até começar a pedir pela necessidade. Mas, a necessidade – uma vez satisfeita pelos pedidos – pode nos tornar escravos dessa vida e, resumir nossa vida cristã apenas numa vida de pedidos. Livre-se da “canequinha espiritual”, do prato da mendicancia: somos filhos de Deus. Ele é Pai atento às nossas necessidade e há de suprir todas elas, por meio de Cristo.
  4. Decepcionado (por não estar nos dias que Jesus esteve, pelas oportunidades perdidas): Eis o resultado de uma vida cristã movida pela necessidade. Na hora em que Deus diz “não”, essas pessoas ficaam magoadas e chegam a fazer “greve” na Casa do Senhor. Ficam “de mal” e passam a agir como crianças ou meninos espirituais. É a disciplina de Deus que nos faz crescer. E Deus também tem um “não” para dar a Seus filhos. Não somos filhos MIMADOS: somos filhos AMADOS. É bem diferente. Até Jesus teve oração que não foi respondida do jeito que se esperava (sim, pois o NÃO de Deus também é resposta de oração). Ele pediu para que o “cálice que estava bebendo” pudesse passar adiante. A historia nos mostra que isso não aconteceu.

Outra coisa que preciso saber pra receber um milagre, é que:

2. Preciso saber que Deus nunca se esqueceu de mim

Sim, apesar do seu aparente esquecimento das coisas de Deus, do próprio Deus, em seu dia-a-dia, (como o caso do coxo que não foi naquele dia ao Templo), Ele, no entanto, não se esquece de você.

Esta palavra é uma prova de que Deus não se esquece de você!

Houve um dia em que Pedro e João foram ao templo e disseram para aquele coxo: “olha para nós, o dia do seu milagre chegou”.

As oportunidades perdidas podem ser recuperadas, se elas forem uma porta de Deus para nossa libertação. Creia nisso. Não se feche de desgostos pelas chances que voce nao aproveitou, mas se abra pra um Deus que não se esquece de voce.

Outra coisa que preciso saber pra receber um milagre, é que:

3. Preciso saber que Deus tem MUITO para mim

Se você estiver precisando de um milagre de Deus em sua vida, de uma intervenção de Deus urgente em sua vida, lembre-se de esperar grandes coisas de Deus.

O coxo pediu a Pedro e a João uma esmola… mas, o que é que Deus tinha para aquele homem?

Ah! Deus tinha para ele um grande milagre… Deus tinha para ele uma grande bênção: Deus tinha cura para ele!

Você nunca pode esperar pouco de Deus… porque Deus nunca tem pouca coisa para você… Deus tem muito e tem o melhor. Ele fará infinitamente além do que pedimos e do que pensamos. Ele pode não nos dar o que queremos, mas sempre nos dará o que precisamos.

Por isso, se precisamos de um milagre de Deus, de uma intervenção de Deus, vamos abrir mão da nossa pouca expectativa

Talvez esse seja o nosso erro mais comum: imaginar que Deus abençoa extraordinariamente os outros e a nós não… não é verdade.

O nosso maior sonho, ainda é pouco, ainda é pequeno, diante do que Deus tem preparado nos dar.

Outra coisa que preciso saber pra receber um milagre, é que:

4. Preciso saber que faz-se necessário um passo de fé

O homem só foi curado quando resolveu agir com fé, estendendo a sua mão para Pedro.

Sempre há um passo de fé precedendo um milagre. A Bíblia revela isto em várias passagens:

Naamã, por exemplo, precisou ir até o rio Jordão e mergulhar sete vezes nele (2 Reis, 5.14));

O cego a quem Jesus curou, pondo-lhe um emplasto de saliva com terra nos olhos, teve quer ir ao tanque de Siloé, para ser curado (Marcos, 8.23).

A viúva de Sarepta, para ser recompensada, teve que abrir mão do pouco de farinha e azeite que tinha em casa (1 Reis, 17.14).

Conclusão

Há momentos em nossas vidas que só um milagre resolve, que só a intervenção de Deus para mudar o rumo das coisas…

Pois, Deus está sempre pronto para fazer o milagre em qualquer área da no nossa vida: seja no nosso casamento, no nosso caráter, nos nossos filhos, trabalho, em nós mesmos!

O principal, porém, é que saibamos esperar em fé, em confiança…

Misture a fé na Palavra

Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

Hebreus 4:2

Ative suas promessas por meio da fé. A Bíblia diz que Ele nos abençoou com toda a sorte de bençãos. Porém, essas bençãos nao sao alcançadas pelo esforço humano ou pensamento positivo. Somente pela fé temos acesso a todas elas.

Torne sua crença eficaz (não viva uma utopia). Muitos cristãos convivem com um grande questionamento: Porque não consigo viver as promessas de Deus descritas na Sua Palavra? Na Carta Pastoral dessa semana, nosso alvo é efetivar ou trazer eficácia à Palavra do Senhor e Suas promessas para nós.

Potencialize sua vida espiritual (tenha a Palavra de Deus a seu favor). Quando acessorados e motivados pela Palavra, passamos a viver de forma mais ampla e capacitada. Não devemos permitir que as duvidas venham nos assombrar quando lemos ou ouvimos a Palavra do Senhor. Devemos combater e afungentar elas com uma fé genuina e eficaz.

Existem coisas que não funcionam por si só (sozinhas)

Um cheque sem assinatura do seu emitente de nada vale. A assinatura numa folha qualquer tambem não será suficiente para um saque no banco. Mas, quando o cheque está assinado, então estará habilitado para dar acesso aos preciosos recursos.

A famosa cola Araldite (que funciona unindo 2 substancias) é uma prova disso. Separadas, elas são moldaveis, maleaveis, e sem resistencia alguma. Mas quando unidas, se tornam num poderoso adesivo; um pedaço de cimento dificil de quebrar ou descolar.

E não adianta colocar outra coisa no lugar (não terá o mesmo efeito). Se faltar açúcar no meu bolo eu não posso colocar uma maçã. Se eu não tiver farinha de milho, não poderei fazer uma broa de milho com farinha de trigo.

O escritor aos Hebreus disse que dois grupos de pessoas ouviram a mesma (poderosa) mensagem de boas-novas (boas notícias), mas os resultados foram totalmente diferentes: “nada lhes aproveitou”

A mensagem era poderosa, mas estava inócua (sem efeito nenhum); como um arma sem munição. De igual modo, a Palavra sem fé é somente um discurso, sem efeito algum.

Ele não diz que as pessoas eram inferiores, menos espirituais, mais pecadores. A diferença era muito pequena e simples: a fé!

A diferença de uns para os outros era imperceptível aos olhos de quem apenas observa. A diferença – dos que tiveram sucesso para os que fracassaram – era do tamanho de um grão de areia, ou , mais precisamente, um grão de mostarda.

Porque será que as promessas não tem efeito em algumas pessoas:

1. porque acrescentam pensamento positivo às promessas

2. porque acrescentam sacrifício pessoal às promessas

3. porque acrescentam condicionantes ou formulas matemáticas às promessas

Vá pelo caminho mais rápido e eficaz: ACRESCENTE FÉ ÀS PROMESSAS

Algumas ideias erradas a respeito da fé

1. A fé é um sentimento emocional (eu estou em paz, estou bem, logo, estou pronto)

2. A fé é um pressentimento (ato de sentir antecipadamente, mais pela emoção do que pela razão, a ocorrência de um fato futuro): “acho que agora vai”

3. A fé é um momento (soma de fatores, tais como, profissionais, psicológicos, econômicos, sintomático)

Que fé pode brotar no coração (sentimento) de um pai que vai sacrificar o único filho? (Genesis 22:1,2)

Que fé pode brotar da mente (razão) de um pai que passou pelas frustrações de ver seu filho sendo jogado na pedra e no fogo sem que ninguém faca nada? (Mateus 17:15)

Que fé pode brotar numa mulher que no momento tinha um fluxo de sangue, que já tinha gastado tudo, e estava de mal a pior? (Marcos 5:25-26)

Liberte-se para uma fé genuína

Livre-se dos seus medos (sentimentos). A Bíblia diz que o medo produz tormento. Ele faz voce acreditar em coisas que não são reais ou que não irão acontecer. Tudo isso pra esfriar sua fé e endurecer o seu coração.

Livre-se dos seus embaraços (alianças). Algumas alianças ou relacionamentos pdem ser prejudiciais à nossa fé. Um ambiente hostil ao evangelho e incredulo na Palavra, deve ser evitado, conforme nos ensina o Salmo 1.

Livre-se dos seus pesos (esforço mental e humano). É um enorme desafio para nós o livrar-se de algumas ideias ou conceitos religiosos. Uma religiosidade que nos sufoca e nos prede a certos argumentos ou circunstancias, deve ser evitada e até combatida. Acreditar não é um fardo. Fardo é viver na duvida.

Ative suas promessas por meio da fé

Alimente sua fé“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17

De forças a sua fé“E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” Romanos 4:20

Proclame a sua fé“A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos” Romanos 10:8

Conclusão

Tenha a Palavra de Deus misturada a uma fé pura e genuina. Não adianta misturar as promessa de Deus cou outras coisas que não seja a fé. O testemunho dos irmãos é válido como inspiração; mas, não como modelo. pois cada um de nós viverá a nossa historia do milagre. Deus abençoe.

O que voce vê adiante

E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;

Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.

Gênesis 13:14,15

Para melhor recurso, acesse https://youtu.be/6xXyOWtoKZs

Muitas vezes ficamos “cegos”, embora não tenhamos perdido a visão natural. O pior cego é aquele que vê mas não enxerga!

Quantas vezes você ficou cego:

de amor pela pessoa errada?

pela ganância de um negócio que frustrou?

por uma amizade que te traiu?

Ao final, lamentamos, dizendo: “Como eu não tinha visto isso antes?”

Na vida cristã, não podemos confiar na visão natural. O próprio Deus nos adverte:

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência… porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos…” 1 Samuel 16:7

“Porque andamos por fé, e não por vista.” 2 Coríntios 5:7

Sendo assim, somos desafiados, pela fé, a enxergar:

além dos montes que nos rodeiam (tal como o salmista, diz: elevo meus olhos para os montes)

além dos inimigos que nos cercam (tal como Elizeu viu o exercito celestial que o protegia)

Na vida, só alcançamos aquilo que nossa vista enxerga;

Se sua visão é limitada, logo suas conquistas serão pequenas.

São inúmeros os casos de homens e mulheres a quem Deus teve que abrir os olhos para enxergar algo que, com os olhos naturais, eles não viam.

Gênesis 22:13 – “Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.”

O milagre é mais simples que a gente pensa. Deus não precisou materializar um cordeiro ali; Ele apenas precisou abrir os olhos de Abraão.

Agar, quando esperava a morte – sua e de seu filho Ismael – estava tão abatida e se preparando para um funeral, que não viu a solução perto de si.

Gênesis 21:19 – “E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.”

O seu milagre está mais perto do que você pensa.

Sua prisão é sua fortaleza

Aquilo que você chama de prisão, pode muito bem ser uma proteção; uma fortaleza que te mantém seguro em um tempo difícil.

Sendo assim, será que existe algum propósito em uma prisão na vida de um filho de Deus?

Se desejar assistir um video dessa Carta, separe 12 minutos e acesse: https://youtu.be/JmjrqLmS0Zo

Pedro era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus… E, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.”

Atos 12:5, 11

A Bíblia diz que “Pedro, pois, era guardado na prisão”. Algumas prisões têm sido para nossa proteção; mas nem sempre vemos dessa forma. A maioria de nós enxergamos algo que nos paralisa ou nos detem como algo ruim.

Será uma prisão o pior lugar para um filho de Deus?

José estava mais protegido na prisão (do Egito, cercado de mal feitores e criminosos) do que na casa de seu pai, com seus irmãos (que queriam matá-lo, Genesis 37:20).

Paulo estava mais protegido pelos 200 soldados e 70 cavaleiros numa prisão, do que solto com 40 homens, que juraram e jejuaram, querendo matá-lo (Atos 23:12,13).

Pedro havia sido ameaçado e aprisionado para ser morto. Herodes já havia mandado matar Tiago (considerado o primeiro líder da igreja). Pedro seria o próximo. Mas, como diz a Biblia, ele estava guardado naquela prisão.

Nunca reclame de uma prisão, se ela não for fruto de pecado; QUANDO DEUS É NOSSA PROTEÇÃO, QUALQUER FORTALEZA SERVE A SEUS PROPÓSITOS DE NOS PROTEGER.

A prisão não está ali para te impedir de sair, mas pra impedir de entrar os que querem te destruir.

“Pedro, pois, estava GUARDADO NA PRISÃO; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.”

Atos 12:5

Pedro só esteve preso pelo tempo que o Senhor permitiu; tudo é sempre no tempo Dele. Então, a pergunta: PRA QUE ORAR? Porque todo problema será muito menor se o enfrentarmos em oração.

1. Porque a oração MUDA O PROBLEMA (diante de nós)

Quando oramos, declaramos e profetizamos (enchemos os céus e o reino espiritual com) sentenças divinas; as cadeias se quebram, os impedimentos caem por terra – QUANDO ORAMOS MILAGRES ACONTECEM!

Se não vale a pena orar então não vale a pena lutar; a oração transforma um grande gigante em um adversário a ser batido. Ela torna o impossível em algo possível e alcançável.

Oramos porque cremos; e porque cremos vamos alcançar – por meio da fé – a nossa vitória.

2. Porque a oração MUDA A GENTE (diante do problema)

a) Quando oramos apuramos nosso foco; nossa fé fica mais afinada e determinada.

b) Quando oramos nos tornamos persistentes, e não desistimos facilmente.

c) Quando oramos lembramos que há coisas que não dependem de nós; ou não estão em nossas maos. Quando Faraó pediu a Jose para interpretar seu sonho, José respondeu: “Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.” Gênesis 41:16

d) Quando oramos, combatemos toda a auto suficiência e soberba. Jesus (que nao tinha nem uma coisa nem outra) orou: Pai, se possível passa de mim este cálice. No entanto, seja feita a tua vontade – QUANDO ORAMOS MUDANÇAS ACONTECEM!

Conclusão

Pela oração você sabe que aquilo que te aprisiona hoje é MUITO MAIS UMA FORTALEZA DO QUE UMA PRISÃO. No fim poderá dizer como Pedro: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou.

Mudança de Fase

Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.

Marcos 4:35

Seja edificado com este recurso de vídeo em https://youtu.be/W0JMzSVvl3I com resumo desta Carta Pastoral

Introdução

Existem dias que nunca terminam; há noites que já duram a muito tempo.

Muitos tem sua vida paralisada num dia de decepção, frustração.

Em tempos assim, esperamos algo diferente, mas nada de novo acontece. Sentamo-nos à margem da vida e aguardamos que as coisas mudam por si só.

Até acreditamos que o tempo irá curar as feridas, mas, o que ele faz é potencializar as feridas e aumentar as dores.

Nossas vidas não são resultado apenas dos sonhos ou desejos, mas daquilo que temos semeado (seja em relacionamentos ou atitudes) ou permitido acontecer (por terceiros que influenciam nossas decisões).

Na grande maioria das vezes estamos aprisionados a um ciclo de ação e reação, feridas causadas pela luta, e não conseguimos nos libertar sozinhos.

Por isso, hoje, o Senhor nos traz uma palavra profética (que fala do futuro) e nos motiva: “passemos pro outro lado”.

Quando Jesus diz: “passemos ao outro lado”, ele quer dizer:

1. Sua vida é muito mais do que você está vivendo

Quando as noite e dias se tornam iguais, e passamos a nos tornar gerentes de problemas pessoais, não temos mais expectativa de algo novo.

Mas quando Jesus nos direciona pro outro lado, Ele está querendo nos colocar numa nova realidade, num novo tempo, num novo momento.

Mediante Sua palavra de autoridade, podemos nos libertar de um ciclo vicioso e de uma fase ruim em nossa vida.

2. Não importa o que aconteça, Ele irá te proteger

Existe sempre o receio de que as mudanças nos coloquem em perigo. Ainda que o momento atual seja escravizador, nos convencemos que essa é a nossa zona de conforto; ficamos habituados à prisão, como um pássaro preso em uma gaiola.

Mas, no abrir dessa gaiola, o pássaro estará exposto a uma serie de perigos exteriores. Porém, esses perigos não podem roubar a experiencia da conquista e da liberdade. E, para cada perigo, temos um Deus protetor. Ele estará conosco todos os dias da nossa vida

3. O que Jesus começou em nossas vidas, Ele vai terminar

Nossa vida é composta de ciclos ou fase, que precisam ser terminadas e deixadas, para que um novo momento seja vivido, até que alcancemos a maturidade.

A razão pela qual a vida de muitos se tornou um canteiro de obras sem fim, uma parede inacabada, é porque não estão vivendo o momento seguinte.

Muitas promessas estão por vir, e nós vamos alcançá-las. Porém, não podemos ficar parados ou estagnados no HOJE. Ainda que seja um bom momento, precisamos nos abrir para o novo de Deus, e prosseguir rumo aos melhores dias (que virão).

Uma obra inacabada torna-se vergonha para quem vê e uma frustração para quem não termina. Sua vida não será conhecida pela última desgraça ou desastre; você não será falado pelos dias ruins que passou, mas será conhecido por alguém que foi objeto da graça e favor do Senhor.

Creia: seus melhores dias estão por vir. Por isso, passemos pro outro lado.

O seu momento está chegando

João 5:2-9

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

João 5:2-9

Ter relacionamentos embasados nas nossas necessidades pessoais é um dos passos para a frustração e até mesmo a amargura. Nessa história vemos o caso de um homem, paralitico a 38 anos, que estava tão ansioso pela manifestação do poder de Deus, que não estava aberto para um relacionamento com Deus.

Vejamos que o próprio Jesus (não foi um dos seus discípulos ou mensageiros) senta-se ao lado do homem. Inicia um diálogo, mas o homem está mais interessado em ser curado (ter seus desejos satisfeitos) pela manifestação do poder de Deus, do que desenvolver um relacionamento com o próprio Deus.

Este é um dos riscos que corremos quando estabelecemos um relacionamento de “servos” ao invés de filhos de Deus. Nesse tipo de relacionamento, buscamos a Deus por causa de todos os benefícios que Ele pode nos dar: o alimento, a vestimenta, a saúde, a proteção, se tornam o elo que nos liga aos céus.

Jesus falou a respeito desse tipo de cuidado e expectativa da criação, quando disse que Deus alimenta os pássaros e veste a flor do campo. Se Deus quisesse ser apenas um provedor de comida e roupa, teria nos feito um pássaro ou uma flor, não é mesmo?

Mas, Ele busca um relacionamento. E, poucos têm tempo pra isso. Nossa vida é resultado de relacionamentos (bons ou ruins, doentes e escravizadores ou leves e livres), e não das 8 ou 10 horas de serviço diário em uma empresa ou negócio.

Quanto você estaria disposto a oferecer por 10 minutos de prosa com Deus? Face a face? Pois bem, esse relacionamento não é na base da barganha ou dinheiro. Durante um tempo foi assim, quando o máximo que as pessoas poderiam chegar perto de Deus, era levando um animal, sacrificá-lo no altar do holocausto, e estar a algumas dezenas de metros da Arca da Aliança, que representava a presença de Deus.

Agora não mais. Ele está a procura dos que o adoram em espírito e em verdade: nada de superficialidades nem máscaras; um relacionamento aberto e sincero. Bom, voltemos à nossa história.

Todos nós temos promessas para serem cumpridas, e necessitamos de milagres. O milagre é tudo aquilo que somente Deus poderá realizar.

Porém, fica claro, com o passar do tempo, que a espera pelo milagre ou a realização de uma promessa, pode se tornar longa e cansativa.

Que danos emocionais e espirituais passa uma pessoa que espera por 38 anos a manifestação de Deus em sua vida?

  1. Injustiça – “Porque eles e não eu” – Dessa forma, a pessoa que espera por muito tempo começa a se sentir injustiçada quando vê outras pessoas alcançando seu milagre.
  2. Menosprezo – “Os outros são mais amados e merecem mais” – Com o passar do tempo, somos levados a crer que a espera se deve ao fato de que não merecemos ou que não sejamos tão amados como os outros.
  3. Ingratidão – “Tanta gente ruim que vive bem, e eu aqui preso a esta cama” – Após o sentimento de injustiça e de menosprezo, somos invadidos por um sentimento de ingratidão, onde, nos esquecemos de tudo o que Deus já fez por nós, e passamos a lamentar e a reclamar do nosso estado atual.

Precisamos entender, também, que a espera pode não ser nossa, mas de Deus. SIM! Deus pode estar a espera de uma atitude nossa, de um passo e uma confissão de fé, ao invés de ficarmos reclamando da situação.

A Bíblia diz que quando o povo de Israel parou em frente ao Mar Vermelho, começaram a clamar por Deus e à espera do milagre. Mas, Deus disse a Moisés: Por que clamam a mim? Diga ao povo que marche. Ou seja, Ele estava a espera que Seu povo continuasse, desse o passo seguinte, para que o milagre fosse liberado.

Que ensinos podemos ter nessa história?

  1. O favor de Deus está mais perto do que pensamos; não confie nos seus sentidos, abra espaço para a fé. O paralitico confiava nos olhos, no que via, ao invés de enxergar que a resposta já havia chegado. O pior cego é o que vê mas não enxerga. Jesus está do lado dele, mas ele continua olhando para as águas. Deus está mais perto do que você pensa.
  • Não se prepare para esperar, mas para acreditar; não arme a cama para a espera e frustração. O paralitico tinha mais confiança na “espera do milagre” do que no milagre em si. Por isso, ele preparou sua cama naquele lugar: ele se prepara para “esperar”. Mude sua expectativa; não se programe pra viver como está por muito tempo. O seu momento está chegando!
  • A razão embaça a visão e adia o milagre. Quanto tempo perdido numa conversa de frustração e decepção, alimentada por razão humana! Jesus quer levar a conversa pra outro nível, onde o paralitico pudesse crescer em fé e confiança. Mas ele continuava contradizendo Jesus com questões humanas e terrenas. “Como poderei ser curado?” respondeu ele. Nós mesmos limitamos o poder e a forma de Deus agir. Porém Ele não está preso ao nosso pensamento nem à nossa crença equivocada.

Conclusão

A historia do paralitico nos mostra o quanto Deus já esta ciente de nossas fraquezas e limitações, e que Ele está sensível ao nosso momento ruim.

Mas, o momento de virada está chegando. Prepare-se para alcançar os milagres. Gaste forças em acreditar, ao invés de gastar forças em esperar.

Voce não está sozinho

Moisés disse a Deus: QUEM SOU EU, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Respondeu-lhe Deus: Certamente EU SEREI CONTIGO!

Êxodo 3:11,12

Se desejar acessar um recurso visual para esta Carta Pastoral, acesse: https://youtu.be/YTqCiQ-1ZvA

Todos nós enfrentamos desafios; muitas vezes nos vemos incapazes de superar e vencer: mas não estamos sozinho!

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Salmo 46:1

Moisés está no alto de um alto monte, mas, não há sucesso ali, não há desafio ali, não há certezas ali: não há o que fazer ali.

  • Existem pessoas que estão no ápice da vida, no auge da capacidade, são competentes em tudo o que fazem, mas, mesmo assim estão infelizes.

Moisés era o melhor pastor de cabras que seu sogro poderia ter. Ele fora criado em toda a ciência do Egito. Não existe, nas páginas sagradas, nenhuma referencia a alguém que tenha tido mais estudo que Moisés. Mas, o problema de Moisés é que ele não nasceu pra isso: não foi chamado pra isso.

  • A pior coisa que existe na vida de gente competente é que gente competente dá certo em qualquer lugar; mas, qualquer lugar não é o seu lugar! Por mais que realize, sempre parece que está indo de algum lugar pra lugar nenhum: alguma coisa não se encaixa, a vida não faz sentido!

Nas batalhas da sua vida, saiba qual é o seu lugar, em Deus. Uma pessoa fora do seu lugar pode se transformar no pior resultado de si mesma. Afinal de contas, o que é um demônio? É um anjo que saiu da presença de Deus.

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; se não, tirarei do seu lugar o teu castiçal.

Apocalipse 2:5

Deus tem dado sonhos, mas, muitas vezes estamos mais ocupados com a oposição e os problemas, do que seguir a visão de Deus.

  • José, teve sonhos. E a vida lhe apresentou muitas ameaças. Mas ele sempre procurou alimentar sua identidade de governo: sol, lua e estrelas ao seu redor.

Quando somos dedicados e perseverantes, a nossa vida passa a dar certo.

  • Na hora que entendermos qual é o nosso lugar, não vamos perder tempo no lugar de ninguém, MAS ninguém também será bem-sucedido no nosso lugar.

Moisés teve dúvidas sobre sua identidade e potencial quando comparado com o tamanho do problema; ele esqueceu que não estava sozinho: Deus estaria a seu favor!!!

É importante saber a sua identidade, porque sua Identidade define as suas prioridades e conquistas

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9

A você – que pensa está sozinho – diz o Senhor: EU SEREI CONTIGO!

– Para dar tantas oportunidades quantas forem necessárias para se levantar e avançar;

– Para testificar a todos que o tempo perdido no lugar errado será recuperado e ganho;

– Para proteger nos dias de fragilidade e fortalecer nos dias de combate.

2201 Tendo fé apesar do momento

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá.

João 11:21,22

É fácil acreditar e ter fé quando estamos num dia bom. Ter fé no início de um novo trabalho, novo curso, novo relacionamento, novo negócio, enfim: ter fé no começo é sempre mais fácil.

No fim da jornada (ou do desafio a ser vencido) a fé dá lugar à gratidão por ter vencido. Hoje vamos compartilhar uma verdade bíblica de que é preciso ter fé apesar do momento.

Nem sempre estamos vivendo no melhor momento das nossas vidas. O meio de uma luta nem sempre é o melhor momento para acreditar, mas é justamente nesse momento que devemos afirmar nossa fé APESAR DO MOMENTO.

Nem sempre estamos no melhor momento pessoal

Jó era apertado por todos os lados. Os amigos que lhe restaram não paravam de censurá-lo com palavras, uma atrás da outra. Quando um deles parava, o outro iniciava sua retórica e arrazoava sobre a razão dos problemas de Jó.

Muitas pessoas escolhem o pior momento para nos dizer aquilo que já sabemos: que fizemos a escolha errada e agora estamos pagando por isso!

Disse Jó: Até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? Já dez vezes vocês me envergonharam. Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. Jó 19:1-4

Jó estava saturado por tanta sabedoria e razão humana. Por tantas acusações numa hora em que ele precisava de uma mão que o levantasse, ou alguém que coçasse suas feridas; mas ele só tinha discursos…

Bom, ele não tinha somente discursos: ele tinha um Deus a quem clamar e confiar para vir em seu socorro. Então, em meio à maior prova que alguém já deva ter passado, temos uma das afirmações mais lindas já proferidas a respeito de Deus:

Mas, eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25

ALELUIA! Deus não está preso à opinião das pessoas, nem ao descaso humano, e nem às afrontas de quem nos acusam (ainda que com razão). Em seu pior momento pessoal, Jó pode afirmar sua fé, ele pode ter FÉ APESAR DO MOMENTO e declarar com suas forças que Deus iria vir em seu favor.

Nem sempre estamos no melhor momento familiar

Muitos pensam que a família é uma “fábrica de problemas”; que a família lhe apresentou toda a espécie de dor e aflição que se pode conhecer neste mundo.

Obviamente isso é uma mentira daquele que é o causador de todos esses males. A Bíblia deixa claro que “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” (João 10:10). Em resumo: o diabo não tem senso de justiça nem ética: ele tentará ferir a todos que você ama. Principalmente os mais indefesos da sua casa; esses se tornam seu alvo principal.

Um pai, com uma menina de 12 anos, precisa ter uma fé enorme para sair de sua casa, e ir até Jesus. Esse pai era o chefe de uma sinagoga; as sinagogas eram um ambiente hostil a Jesus, e seus lideres O discriminavam.

Mas, em algum momento da vida, todo o orgulho e o preconceito precisa ser deixado de lado; principalmente quando vemos uma menina ardendo em febre, e à beira da morte. Com fé em Jesus, Jairo saiu de sua casa e foi até Cristo.

Jairo ainda falava, quando chegou um da sua casa, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. Lucas 8:49

Não basta somente ter fé no início; é preciso ter fé NO MOMENTO. Não foi fácil para Jairo chegar até Jesus. Alguns versículos antes lemos que uma mulher só conseguiu ser curada porque se esforçou ao máximo pra tocar nas vestes de Jesus. Assim que Jairo vence a multidão e chega até Jesus, a notícia ruim chegou primeiro: notícias ruins sempre correm.

Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. Lucas 8:50

Que benção! Foi importante para Jairo ter fé no momento mais difícil da sua vida, quando ele recebe a pior notícia da vida. Assim como Jesus ouviu aquela notícia ruim, HOJE, o Senhor também ouve as notícias que chegam até você. E, Ele imediatamente vai falar com você, e não vai deixar que uma semente ruim cresça dentro de você. Abra seu coração e receba essa palavra de Deus, e tenha fé apesar do momento.

Nem sempre estamos no melhor momento espiritual

Um pai gerou um filho, e esperou que esse filho fosse a alegria do lar, a continuação de suas obras, o herdeiro de sua casa, o homem melhor do que ele foi. Mas, desde cedo, ele percebe que isso não aconteceu.

E quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou Jesus ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. Marcos 9:20,21

Por quantos tormentos psicológicos e espirituais esse pai deve ter passado… Ele chegou a procurar os discípulos de Jesus para lhe ajudar com o seu filho.

Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo. E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. Mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. Marcos 9:17-22

Geralmente, depositamos nossa fé nas pessoas de Deus, ao invés de colocar a fé no próprio Deus. Muitas vezes gastamos nossa fé para um monte de coisas. Quando ela for – de fato – necessária, ela já se gastou pelo caminho: guarde a sua fé para o momento em que ela for necessária.

Então, Jesus diz aquele homem que se considerava incapaz – um verdadeiro derrotado – que ele ainda poderia mudar aquela história. SIM! Muitas vezes estamos tão incrédulos, estamos tão desanimados, que já não acreditamos que somos capazes de fazer alguma coisa.

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23

Por pior que seja o nosso momento espiritual, em meio a tantas acusações do inimigo, e cansados de carregar tanta culpa, no entanto, ainda podemos crer: há poder em nossa fé no Senhor. TU PODES CRER!!!

Conclusão

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8

É importante ter fé no começo e fé no fim. Porém, aonde nossa fé é mais necessária é no meio do processo de provas.

Que Deus te abençoe e te sustente no dia de hoje: TENHA FÉ APESAR DO MOMENTO!

2152 Tempo e Lugar

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. Mateus 2:1

Alguns ensinamentos a respeito do tempo:

1. O tempo não para (sempre em movimento)

Ele não espera por suas decisões; ele não interage com sua dor nem se molda à sua vontade (seja de parar ou de caminhar).

“Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.” Jeremias 8:20

Enquanto você espera, o tempo corre, e acelera alguns processos em nossas vidas. Alguns deles são difíceis justamente porque não nos preparamos para ele.

“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” Eclesiastes 11:4

2. O tempo é dinâmico (não é igual para todos)

Mesmo quando todos tem o mesmo destino que você, no entanto, o tempo pode ser diferente. Nem todas as pessoas que têm o mesmo destino chegaram na mesma hora.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

Para alguns o tempo passa correndo, para outros parece que não muda nunca. Por isso, outra coisa que aprendemos sobre o tempo é que:

3. O tempo é sazonal (cíclico)

Enquanto alguns estão colhendo outros estão semeando. Há que respeitar o tempo de cada um.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” 1 Pedro 5:6

4. O tempo revela e desenvolve o nosso propósito

O proposito é a razão (motivação) que temos para chegar ao nosso destino (lugar)

“José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram. Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles.” Gênesis 42:8,9

5. O tempo tem seu fim, e todo fim traz um novo começo

Conclusão

Jesus nasceu – aparentemente – no lugar errado. Até os homens mais sábios da época, se enganaram quando o procuraram em Jerusalém. Mas, Belém foi o seu lugar de nascimento.

O importante não é a opinião das pessoas a respeito do seu lugar e o seu momento; saiba discernir qual é o seu lugar, e seja grato por isso.

Depois, Jesus teve que viajar para o Egito, para se cumprir a Palavra de Deus (sim, muitas coisas acontecem em nossas vidas para que se cumpram promessas e palavras do Senhor).

No Egito ficou por um tempo, até que Herodes não reinasse mais. A morte de Herodes ativou um novo tempo pra Jesus. Agora, ele retornara…. a Nazaré; porque, ainda não é o tempo de Jerusalém!

Saiba discernir qual é o seu lugar e o seu tempo

Nem todo lugar é o nosso lugar. Mas, a sua competência está enganando você.

Porque gente competente dá certo em qualquer lugar. Mas “qualquer lugar” não é o NOSSO LUGAR

As vezes a gente acha que está vivendo no tempo ou no lugar errado. Parece que estamos desconectados ou desencaixados uns dos outros. Mas, tudo tem seu tempo e seu lugar

O tempo LIGITIMA o seu LUGAR e o seu MOMENTO. Por isso:

1. Não se distraia: a ponto de perder o seu tempo

2. Não seja precipitado: a ponto de não estar preparado

3. Não seja inconveniente: invadir o tempo do outro

2151 Como CONVIVER com alguém que VOCE NÃO SUPORTA

Romanos 12:14-21
14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

*Como recurso para melhor compreensão desta carta pastoral, assista o video: https://youtu.be/VK92sUCS8fI

Toda a nossa vida se estabelece, sustenta e se desenvolve em meio aos relacionamentos. Isso está claro nas palavras que Deus disse a respeito do homem, ao contemplá-lo após sua criação. Tudo o que Deus fez, entendeu como sendo algo BOM. Mas, ao olhar para o homem, Ele disse:

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:18

Relacionamentos são tudo em nossas vidas: eles podem te impulsionar e elevar a um outro nível de confiança, fé e conquistas; mas também podem te afundar numa cova de depressão, medos e fracassos.

Os relacionamentos interpessoais têm um poder maior do que pensamos. Os sentimentos que nutrimos por alguém podem comprometer a nossa vida saudável.

“E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” Mateus 18:34,35

Desta forma, sabendo que um sentimento ruim a respeito de alguém pode comprometer nosso presente e futuro, surge, então, a pergunta: Como CONVIVER com alguém que VOCE NÃO SUPORTA

Vamos nos livrar dos argumentos carnais e da sabedoria popular, para nos apegar à Palavra de Deus, que é luz pra nossa caminhada.

1. Cultive o hábito da benção

14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

Provérbios 26:2 – “Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.”

Fomos chamados para abençoar. Jesus chega a afirmar, no imperativo: “abençoai”, para em seguida, reafirmar, “não amaldiçoeis”. Desta forma, não temos escolha a não ser obedecer.

A benção vem com a obediência. Alguns gastam energias tentando entender as coisas. É mais fácil perdoar.

O mundo sempre nos aponta para a cultura da maldição, em desejar que o outro se dê mal. Mas a cultura do céu esta baseada na benção.

2. Agarre-se ao que é comum, fuja de comparações

15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

Enquanto compararmos nossas virtudes com os defeitos dos outros, nunca conseguiremos andar juntos. Existem cristãos que se separam por causa da política, time de futebol, etc…

Somente quando tiramos as coisas que nos separam, e deixamos apenas aquilo que nos é comum, ou seja, o sangue de Jesus que verteu por todos nós; somente assim poderemos prosseguir.

3. Surpreenda com atitudes positivas:

17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

É natural que as pessoas reajam negativamente quando são alvo de alguma afronta. A paz não será resultado de uma guerra pessoal vencida, mas de uma decisão pessoal de não prosseguir naquela peleja.

Crie uma agenda de atividades positiva, onde, não há espaço para a retaliação nem a vingança. Isso é muito difícil, mas tem um final recompensador.

Além do mais, a Palavra nos adverte (mesmo quando alvo de uma perseguição por meio de palavras ou atitudes) que, se depender de nós, devemos promover a paz.

Desta forma, a paz é muito mais o resultado de uma postura nossa, do que daqueles que tentam nos ofender ou atingir.

4. Abra espaço para Deus; seja facilitador do Espírito Santo

19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Este versículo precisa ser compreendido dentro de todo o contexto. Ele não permite que façamos as coisas ao nosso próprio modo, mas nos direciona a envolver Deus em nossas pelejas pessoais.

O sentimento de vingança pode nos cegar de tal forma, que podemos nos tornar desonestos e até agentes do mal. A expressão “dai lugar a ira” é um conselho para que não retenhamos esse sentimento: melhor deixa-lo passar e ir embora.

5. Escolha o lado certo: O bem triunfa sempre!

21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

No fim, o bem sempre prevalece. Tenha certeza de que você escolheu o lado certo. O lado dos que promovem a paz e a reconciliação.

Conclusão

Pior do que um crente cheio de pecados, é um crente cheio de razão! O pecador busca imediatamente o arrependimento. Já aquele que se acha no direito de contra atacar ou de ferir quem lhe feriu, não consegue se libertar de sua auto-justiça.

É possível convivermos com pessoas que não gostamos. Obviamente a Palavra não diz que você tem que tomar café – juntos – todos os dias.

Mas, nos mostra como podemos vencer um sentimento ou ressentimento que pode nos aprisionar por muito tempo.